Experiência
INFORMAÇÕES GERAIS
Essa progressão em poder e experiência é medida em níveis, que são obtidos através de pontos de experiência. Você precisa de certa quantidade de pontos de experiência (também chamados “XP”) para alcançar o próximo nível. Cada situação perigosa ou desafiadora (inimigo derrotado, armadilha desativada, enigma decifrado, missão cumprida...) oferece certo número de XP, conforme seu nível de desafio.
Personagens que sobrevivem a muitas aventuras e enfrentam muitos perigos tornam-se mais experientes com o tempo, adquirem mais poderes e melhoram suas habilidades naturais.
Sempre que uma missão, batalha, aventura, evento, entre outras coisas, terminar, o narrador ou a staff devem avaliar a participação de cada Personagem e decidir quais estão aptos a aumentarem seus níveis de conhecimento.
ADQUIRINDO PONTOS DE EXPERIÊNCIA
Ao final de cada aventura ou batalha o narrador usará alguns critérios para dar nota e depois somá-los para obter a pontuação final. Estas são algumas sugestões:
O jogador interpretou bem seu personagem?
O Jogador soube usar bem as habilidades de seu personagem?
Os objetivos da aventura foram atingidos?
Os objetivos do jogador foram atingidos?
O jogador/personagem aprendeu alguma coisa importante?
Sejam quais forem os aspectos escolhidos, o narrador deve conceder uma nota de 0 a 2 para cada aspecto acima (normalmente cinco) e somar, resultando na nota global do personagem em questão. Uma nota 0 significa que o jogador não foi bem, uma nota 1 significa uma participação mediana e dois significa uma excelente. A sua nota na avaliação mostra qual a porcentagem de experiência do total da missão você irá receber e se conseguir chegar ao 100%(nota 10) conseguirá uma bonificação de duas vezes mais Exp.
Experiência Nível de Personagem
0 1
100 2
300 3
500 4
700 5
900 6
1100 7
1300 8
1500 9
1700 10
1900 11
2100 12
2300 13
2500 14
2700 15
2900 16
3100 17
3300 18
3500 19
3700 20
PONTUAÇÃO POR NÍVEL
Os pontos de experiência servem para aumentar o nível do personagem. No início, no ato de criar a ficha, o personagem recém criado começará com um ponto em todos os atributos, e nas perícias, zero ponto. Nos atributos o seu personagem receberá mais 4 ou 3 pontos iniciais no primeiro nível (dependendo do que escolheu para começar) e a cada nível par (2, 4, 6, 8, 10, 12, 14, 16, 18 e 20) ganhará mais 1 ponto. Se o personagem escolher um clã ou habilidade inicial receberá 3 pontos iniciais pra atributo. E se o personagem não escolher nem habilidade inicial ou clã receberá 4 pontos iniciais pra atributo. No caso das perícias a cada nível do seu personagem você receberá dois pontos de perícia e poderá "comprar" um nível de aprendizado com cada ponto. As perícias especiais têm um limite de pontuação de 14 pontos no máximo.